sexta-feira, 26 de agosto de 2011

MARECHAL CASTELO BRANCO

DITADORES E SEUS CÚMPLICES HOMENAGEADOS EM FOZ
Já passou da hora de mudarmos os nomes dos espaços públicos!

O primeiro ditador


O general Humberto de Castelo Branco inicia um período de silêncio forçado no Brasil. Com a vitória do golpe, os militares implantam no Brasil um governo de exceção que detém poder absoluto concentrado nas mãos de um só homem, um governo tirano: uma ditadura militar.


Em nome do anti-comunismo e da 'democracia', este governo que se impõe pela força das armas, edita o ato institucional nº 1 (AI-1), suspendendo garantias constitucionais: caça e coloca no exílio os principais líderes do governo deposto (João Goulart, Leonel Brizola, Miguel Arraes, etc).


Além disso, o governo militar legitima a repressão sobre o movimento operário em centenas de sindicatos (na Grande São Paulo há intervenção em quase 100% dos sindicatos metalúrgicos; elabora e decreta uma nova lei de greve, a 4330, conhecida, com razão, como lei anti-greve, pois na prática proíbe todas as greves.


Também implanta uma política de arrocho salarial, na qual o Executivo Federal tem o poder de decretar os reajustes salariais sistematicamente inferiores à inflação (o salário perde seu valor real), elimina a lei de estabilidade no emprego; prende e exila lideranças sindicais; violenta os direitos humanos (torturas, assassinatos, 'desaparecimentos', invasões de domicílios, etc); cria o SNI (Serviço Nacional de Informações), etc. Este conjunto de medidas limpava a área e criava todas as condições para implantar uma nova política econômica totalmente voltado ao entreguismo do Brasil ao capital multinacional.


Em 1965, o governo tomava outras medidas para silenciar o movimento operário ou qualquer voz que levantasse contra a situação vigente. Assim, o governo baixa o AI-2 que suspende as garantias constitucionais e autoriza as cassações e intervenções em estados e municípios; decreta recesso em todas as casas legislativas (o Executivo passa a legislar através de decretos-leis); extingue os partidos políticos e cancela seus registros. Através de um ato complementar estabelece-se as condições para a organização de novos partidos dentro de 45 dias após o AI-2. É assim que nasce o bipartidarismo: forma-se a Aliança Renovadora Nacional (ARENA —partido do governo) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB —partido de oposição permitido pelo governo). E não pára por aí, às vésperas das eleições parlamentares de 1966 o Congresso Nacional foi fechado e continuam as cassações de mandatos.






Você acha que esses sujeitos merecem ser homenageados pela nossa cidade?

Envie um email: torturanuncamaisfoz@gmail.com - Vamos reunir todas as mensagens e encaminhar para as autoridades competentes!


TORTURA NUNCA MAIS EM FOZ
Sindicato dos Jornalistas Foz

Nenhum comentário:

Postar um comentário